Seguidores

sábado, 16 de janeiro de 2021

Lição 3 - Joquebede, uma Heroína Corajosa

 

1º Trimestre de 2020

Objetivo: Que o aluno compreenda que Deus abençoa quem tem fé e coragem.

Ponto central: Deus abençoa quem age pela fé.

Memória em ação: “Confie no Senhor. Tenha fé e coragem” (Sl 27.14).

Querido (a) professor (a), é interessante meditarmos sobre a heroína desta próxima lição. Ela desafiou o Governo mais poderoso de sua época, o Egito. E sob o risco de tortura, prisão ou até morte. Quando pensamos em tal feito, assim como o de tantos outros heróis e heroínas, tendemos a imaginá-los quase como “lendas”, uma classe superior de seres humanos. Mas o que os fizeram “extraordinários”, isto é, muito além da média, não foi a ausência de medo ou alguma habilidade e característica que os diferenciasse de qualquer um de nós. Pelo contrário, eles eram sujeitos às mesmas fraquezas (Cf. Tg 5.17).

A diferença é que, no Senhor, eles não deixaram que elas os paralisassem. Sabiam que por maior que fosse o risco ou o temor, o Deus Todo-Poderoso, o Senhor dos Exércitos é incomensuravelmente, indescritivelmente, infinitamente superior. Sei que pode soar “clichê”, porém, é a mais pura verdade. Diante dos desafios e problemas mais gigantes precisamos mostrar a eles o tamanho do Deus a quem servimos. Você tem feito isso, professor?! Se não, seja sincero para com o Senhor e peça-o a coragem e desfecho da história de Joquebede. E por que não fazer esta mesma oração com sua turma? Mostre-os que até mesmo você, herói e heroína para eles, também vacila, teme e depende do Senhor.

Na fase da infância os medos podem ser direcionados para coisas menos abstratas, mais concretas, mas não diminua o temor de seus primários. Ao contrário, valide-os, explicando que não importa o quão invencíveis eles pareçam, no Senhor, podemos vencê-los. Enfatize que coragem não é sobre não ter medo, mas a fé no Senhor de mesmo temendo enfrentá-lo!

Converse com sua classe sobre os seus temores, sempre com muito tato, empatia e sensibilidade para identificar e ajudar em problemas mais graves. Em seguida, orem juntos por cada temor apresentado, declarando que no Senhor todos eles serão ultrapassados!

O Senhor lhe abençoe e capacite! Boa aula.

Paula Renata Santos
Editora Responsável pela Revista Primários da CPAD http://www.escoladominical.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário