Seguidores

sábado, 20 de dezembro de 2014

4º Trim. 2014 - JUVENIS - Lição 12: Os disfarces do Espiritismo

4º Trim. 2014 - JUVENIS - Lição 12: Os disfarces do Espiritismo
PORTAL ESCOLA DOMINICAL
JUVENIS – CPAD
TEMA: O perigo da falsa ciência e das filosofias antibíblicas
COMENTARISTA: Silas Daniel


LIÇÃO 12 – OS DISFARCES DO ESPIRITISMO


Objetivo
Professor (a) ministre sua aula de forma que possa conduzir o aluno a:
Identificar as múltiplas facetas do espiritismo; estar apto a identificar e evitar tais ensinos errôneos.

Para refletir
“E, como aos homens está ordenado morrerem uma vez, vindo, depois disso, o juízo.”(Hb. 9:27 – ARC).

O que haverá para todos é a ressurreição. Os que tiverem feito o bem estarão ressurretos ao lado do Senhor por toda a eternidade; os que não tiverem nascido de novo, e viverem como novas criaturas geradas em Cristo Jesus,  irão para a perdição eterna.

Texto Bíblico: Is. 8:19,20; AP. 21.6-8.

Introdução
As Escrituras de Deus condenam o espiritismo, espiritualismo, bruxaria, kardecismo, mesa branca, umbanda, candomblé, macumba, xangô, quimbanda, vodu, bruxaria, magia, reencarnação, mediunidade, toda comunicação ou tipo de contato e relacionamento com mortos e entidades espirituais.

Tais práticas são abomináveis à Deus, segundo nos é revelado pela Sua Palavra. Espiritismo é revolta contra a Palavra de Deus:


Espiritismo – Uma Seita Sutil e Perigosa
A Igreja sempre conviveu com os ataques do diabo e nessa marcha triunfal seguirá vencendo e impedindo os falsos ensinos. Mas, um ataque que vem sutil e sorrateiro é o da mídia – lançando suas doutrinas pecaminosas dia após dia, defendendo a homossexualidade, o adultério, a pornografia e as seitas heréticas tais como: As Orientais, e o espiritismo divulgado nas telenovelas, principalmente a rede globo.

O espiritismo moderno é o desenvolvimento das práticas espíritas antigas. Franz Anton Mesmer, médico alemão, foi um dos precursores. Swedemborg, contemporâneo de Mesmer, era um filósofo místico que dizia ter recebido de Deus poder para explicar as Escrituras (como Allan Kardec) e comunicar-se com o "outro mundo".

As americanas Magie (Margareth) e Katie Foz, deram início definitivo ao espiritismo moderno, em Hydesville, no Estado de Nova Iorque em 1848. Elas começaram a ouvir pancadas em diferentes lugares da casa onde moravam; depois lençóis começaram a ser arrancados da cama, cadeiras se movimentaram sozinhas e uma das adolescentes foi atacada no rosto por uma mão fria. A partir daí elas começaram a se comunicar com os mortos e eles respondiam através de pancadas.

As práticas espíritas eram chamadas antigamente, como podemos notar nas páginas das Escrituras, de necromancia ou magia.  Seus praticantes eram chamados magos, pitonisas, adivinhos, bruxas, feiticeiros, etc...
Os centros, tendas ou terreiros eram chamados oráculos, cavernas ou antros.

Podemos para efeito de estudo, dividir o espiritismo da seguinte forma:
·         Espiritismo comum: Quiromancia (leitura da mão), cartomancia, grafologia, hidromancia, astrologia, etc...

·         Baixo Espiritismo:Espiritismo pagão, inculto, sem disfarce. Encontramos nessa classificação o vodu, candomblé, umbanda, quimbanda, macumba (sem formas nem doutrinas) e outras manifestações.

·         Espiritismo Científico:Também chamado alto espiritismo, espiritismo ortodoxo, ou espiritualismo. Aqui encontramos inclusive "sociedades" que se dizem filosóficas, teológicas, científicas ou beneficentes. Encontramos nessa classe: esoterismo, acletismo, LBV, teosofismo, rosacrucianismo.

·         Espiritismo Kardecistas:É o tipo de espiritismo mais praticado no Brasil. Tem como base as obras de Allan Kardec (que é o pseudônimo de Hippolyte Léon Denizard Rivail).


Algumas Falsas Doutrinas
Ensinam que pode haver comunicação de espíritos mortos com os vivos. Deus, na sua Palavra proíbe explicitamente tal prática, por ser enganosa. Na realidade são os demônios que se fazem passar por pessoas. Ecl 9.5-6

Possuem a chamada doutrina da reencarnação onde classificam os espíritos, de um modo geral, em quatro categorias: imperfeitos, bons, superiores e puros. Essa doutrina anula a idéia de salvação e invadida a obra da redenção do pecador mediante a morte de Jesus Cristo. Hebreus 9:27

A salvação para eles é uma evolução espiritual através do sofrimento e pela prática de boas obras. A Bíblia mostra que a salvação só se alcança mediante a fé em Jesus Cristo como salvador, e nunca através de méritos pessoais.

Ensinam que Deus existe, mas está longe demais e só se manifesta por meio de intermediários - os guias. Toda a Bíblia nos ensina que Deus tomou iniciativa de vir ao nosso encontro e quer ter comunhão conosco e nos é inteiramente acessível. 2 Co 5:18 e Hb 10:19. Negam a existência do céu, inferno, condenação eterna e, sobretudo do diabo. Ver Apocalipse 20.10,14,15;  Levítico 19:31;20:6,27; Deuteronômio 18:10-12.

Precisamos tomar o sério cuidado para que essas coisas não ganhem lugar nos nossos lares e nos contaminem. Satanás vem com um único objetivo: roubar, matar e destruir.


Divisões Do Espiritismo No Brasil 

O Espiritismo Kardecista
Pode ser chamado de espiritismo ortodoxo. Aquele que está filiado à Federação Espírita Brasileira e para quem Allan Kardec é considerado o Mestre Divino. É o maior grupo.

A Legião da Boa Vontade
O nome do fundador completo é Alziro Elias Davi Abraão Zarur e nasceu aos 25 de dezembro de 1914, de pais sírios, que eram católicos ortodoxos. Considerava-se ele a reencarnação de Allan Kardec como declara no livro “Jesus – A Saga de Alziro Zarur”. Não crê que Cristo tivesse corpo real e humano, seguindo a linha de pensamento de João Batista Roustaing.

Racionalismo Cristão
Fundado em 1910, por Luiz de Mattos. Luiz José de Mattos nasceu em Portugal (Traz os Montes em 3 de janeiro de 1860). É panteísta e fala de Deus como O Grande Foco, Inteligência Universal. Possui templos suntuosos em várias regiões de São Paulo.

Cultura Racional
Fundada por Manoel Jacintho Coelho, em 1935, no Rio de Janeiro (Meyer), idéia mais divulgada a partir de 1970, quando alcançou fama nacional. Aceita a metempsicose (retorno do espírito do morto a seres inferiores).

Umbanda
Seita afro-brasileira que é divulgada mais como folclore do que como religião, embora advogue esta última condição. Formada pelo sincretismo de cultos afros, ameríndios e catolicismo europeu trazido pelos portugueses. Declara-se com o objetivo de desfazer os males invocados pela Quimbanda através de Exus. Evoca, diferindo do espiritismo kardecista, os Orixás, seres elementares da natureza, mas evoca também os espíritos dos pretos velhos; e caboclos, que são segundo eles, os espíritos dos índios mortos.

Círculo Esotérico da Comunhão do Pensamento
Fundado em 1909 pelo Sr. Antônio Olívio Rodrigues. Possui espalhados pelo Brasil milhares de tattwas ou centros. Aceita a doutrina reencarnacionista.

Ordem Rosacruz
Com suas várias organizações como: AMORC (Antiga e Mística Ordem Rosae Crucis). A fraternidade segue uma tradição mística egípcia. Alega ser originária do reinado de Amenhotep IV, imperador egípcio no ano de 1353 a.C., mais conhecido como Akhenaton. A Fraternidade Rosacruz de Max Heindel, a FRC (Fraternidade Rosae Crucis) de Clymer. A FRA (Fraternitas Rosacruciana Antíqua) de Krummheller ou a Igreja Gnóstica e a Ordem Cabalística da Rosacruz (Igreja Expectante do Sr. Léo Alvarez Costet de Mascheville).

Finalmente, poderíamos agrupar aqui as sociedades teosóficas, as seitas orientais japonesas como: Seicho-No-Ie, Igreja Messiânica Mundial, Arte Mahikari, Perfect Liberty. Seitas orientais provindas do hinduísmo, como movimento Hare Krishna, Meditação Transcendental, e outras. Todas elas são adeptas do reencarnacionismo.

Conclusão
O próprio espiritismo, afirma que não tem procedências Bíblicas. Eles afirmam que estudam a Bíblia, não para aprenderem os seus princípios, mas de acordo com seus princípios particulares.

Já, o verdadeiro povo de Deus, estuda a Bíblia para aprender os seus princípios e por eles viver. É assim que Deus ordenou na sua Palavra, leiamos:“Não se aparte da tua boca o livro desta lei; antes medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer conforme a tudo quanto nele está escrito; porque então farás prosperar o teu caminho, e serás bem sucedido” (Js. 1:8 - ACF).


“Lâmpada para os meus pés é tua palavra, e luz para o meu caminho” (Sl. 119:105 - ACF).

A Bíblia é a única revelação de Deus à humanidade. Tudo que Deus tem para o homem e requer do homem, e tudo que o homem precisa saber espiritualmente da parte de Deus, quanto a sua salvação, conduta cristã e felicidade eterna, está revelado na Bíblia. Tudo que o homem tem a fazer é tomar a Bíblia e apropriar-se dela com um coração puro e sincero.

Deus, o autor da Bíblia, através do Espírito Santo, revelará toda verdade no coração que tem sede dela. “o homem deve ler a Bíblia para ser sábio, crer na Bíblia para ser salvo, e praticar a Bíblia para ser santo”.


Colaboração para o Portal Escola Dominical – Profª Jaciara da Silva.

 http://www.portalebd.org.br/classes/juvenis/item/3715-juvenis.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário