Google+ Followers

Seguidores

sábado, 20 de dezembro de 2014

4º Trim. 2014 - JARDIM DA INFANCIA - Lição 11: Deus me faz feliz

4º Trim. 2014 - JARDIM DA INFANCIA - Lição 11: Deus me faz feliz
PORTAL ESCOLA DOMINICAL
JARDIM DE INFÂNCIA – CPAD
4° Trimestre de 2014
Tema: Valorizando os bons Princípios
Comentarista: Midiam Pessoa, Mônica Barreto Valente Varela


LIÇÃO 11- DEUS ME FAZ FELIZ

Texto Bíblico:  2 samuel 6.12-23

Objetivo
Conduza sua aula de maneira que conduza seu aluno a conscientizar-se e reconhecer que  só na presença de Deus há a verdadeira alegria.


Palavra do dia
ALEGRIA

Aprendendo a Bíblia
“A tua presença me enche de alegria ...’’(Sl 16.11 – NTLH)


HISTÓRIA BÍBLICA
O rei Davi desejou trazer a arca, do SENHOR de Siló para Jerusalém. Fez todos os preparos para isso  com uma grande festa, a levou para Jerusalém. Depois que os homens que carregavam a arca deram seis passos, Davi cultou a Deus com reverencia e temor. Sabe crianças Deus se agrada quando ficamos reverentes em sua Casa, na Igreja, estar em reverencia na igreja é não conversar nem correr ou gritar, quando estamos na igreja é somente para louva-lo e prestar-lhe adoração.

Davi, vestindo um manto sacerdotal de linho, alegrou-se em louvor a Deus, o SENHOR.
E assim ele e todos os israelitas levaram a arca da aliança para Jerusalém, com gritos de alegria e sons de trombetas.
Quando a arca estava entrando na cidade, Mical, filha de Saul, e esposa de Davi, olhou pela janela, viu o rei Davi pulando e alegrando-se em louvor ao SENHOR. Então sentiu por ele um profundo desprezo.

Levaram a arca e a colocaram no seu lugar, na barraca que Davi tinha preparado para ela, pois ainda não havia templo para colocar a arca. Então ele ofereceu a Deus, o SENHOR, um grande culto de agradecimento e louvor. Depois do culto Davi abençoou o povo em nome do SENHOR Todo-Poderoso. Depois deu a cada homem e a cada mulher de Israel um pão, um pedaço de carne assada e passas. Em seguida todos foram para casa.

Davi voltou para casa a fim de estar com a sua família, e Mical, filha de Saul, saiu para encontrá-lo e lhe disse:
— Que bela figura fez hoje o rei de Israel! Parecia um sem-vergonha, mostrando o corpo para as empregadas dos seus funcionários!

Davi respondeu:
 — Eu estava em louvor ao SENHOR, que preferiu me escolher em vez de escolher o seu pai e os descendentes dele e me fez o líder de Israel, o seu povo. Pois eu continuarei a me alegrar em louvor ao SENHOR, não tenho vergonha de fazê-lo diante do povo, pois diante de DEUS somos todos iguais, e me humilharei ainda mais diante Dele. Você pode pensar que eu não sou nada, mas aquelas moças de quem você falou vão me dar muito valor!

E Mical, filha de Saul, nunca teve filhos, pois seu coração foi orgulhoso diante de DEUS.
O rei Davi conseguiu controlar completamente o seu reino, e o SENHOR Deus o livrou de todos os seus inimigos. Davi fazia grandes projetos que beneficiava muito o povo, e o povo amava a Davi, mas uma coisa deixava Davi muito triste.
Da janela de seu palácio ele olhava e via a Arca do SENHOR em uma barraca, e sentiu um grande desejo de fazer um templo para abrigar a Arca e seria o local onde todo o povo poderia juntos cultuar a Deus juntos, sem separação de ricos e pobres

Um dia Davi disse ao profeta Natã:
— Veja só! Aqui estou eu, morando numa casa revestida de madeira de cedro, enquanto a arca da aliança está guardada numa barraca!

Natã respondeu:
 — Faça tudo o que quiser porque o SENHOR Deus está com você.

Mas naquela noite o SENHOR disse a Natã:
—Vá e diga ao meu servo Davi que eu mandei dizer o seguinte: “Não é você a pessoa que deve construir um templo para eu morar nele. Desde que tirei do Egito o povo de Israel e até hoje, eu não tenho morado em nenhum templo. Tenho viajado morando numa barraca. Em todas as minhas viagens com o povo de Israel, nunca perguntei aos líderes que escolhi por que razão eles não construíram para mim um templo revestido de cedro.” Portanto, diga ao meu servo Davi que eu, o SENHOR Todo-Poderoso, digo o seguinte: “Eu tirei você do trabalho de cuidar de ovelhas nos campos e o fiz governador do meu povo de Israel. Estive com você em todos os lugares por onde tem ido e, conforme você foi avançando, eu o defendi de todos os seus inimigos. Eu farei com que você seja famoso, tão famoso quanto os maiores líderes do mundo.
Escolhi um lugar para o meu povo de Israel e o fiz morar ali, onde eles viverão em paz. Desde que entraram nesta terra, eles têm sido atacados por povos violentos, mas isso não acontecerá mais. Eu prometo que livrarei você de todos os seus inimigos e que lhe darei descendentes. E, quando você morrer e for sepultado ao lado dos seus antepassados, eu colocarei um dos seus filhos como rei e tornarei forte o reino dele. Será ele quem construirá um templo para mim, e eu farei com que os seus descendentes governem para sempre. Eu serei o pai dele, e ele será meu filho. Quando ele errar, eu o castigarei como um pai castiga seu filho. Porém não retirarei dele o meu amor, como fiz com Saul, para que você pudesse ser rei. Você sempre terá descendente, e eu farei com que o seu reino dure para sempre. E a sua descendência real nunca terminará.”

E Natã contou a Davi tudo o que Deus lhe havia revelado.
O rei Davi entrou na Tenda Sagrada, sentou-se e orou assim:
— Ó SENHOR, meu Deus, eu não mereço tudo o que fizeste por mim no passado, e a minha família também não merece. E, como se as bênçãos do passado ainda fossem poucas, agora estás fazendo promessas a respeito dos meus descendentes no futuro. E deixaste um homem ver isso, ó SENHOR, meu Deus! O que mais posso te dizer? Tu me conheces, pois sou teu servo. Era o teu desejo e propósito fazer isso; e tu me deixaste saber de todas essas grandes coisas. Como és grande, ó SENHOR, nosso Deus! Não há ninguém igual a ti; como temos ouvido dizer, somente tu és Deus; não existe outro. Não há nenhuma outra nação na terra como o teu povo de Israel, que libertaste para ser o teu próprio povo. Tu te tornaste famoso e fizeste grandes e maravilhosas coisas por eles. Tu libertaste o teu povo do Egito e expulsaste as outras nações e os seus deuses conforme o teu povo ia avançando. Ó SENHOR, tu fizeste com que o teu povo de Israel fosse teu para sempre e te tornaste o seu Deus. E agora, ó SENHOR, nosso Deus, confirma a promessa que fizeste a meu respeito e a respeito da minha família e cumpre o que disseste que ia acontecer. A tua fama será grande, e para sempre as pessoas dirão: “O SENHOR Todo-Poderoso é o Deus de Israel.” E tu farás com que sempre haja reis entre os meus descendentes. SENHOR Todo-Poderoso, Deus de Israel! Eu tenho coragem para te fazer esta oração porque revelaste a mim, teu servo, que farás com que os meus descendentes sejam reis. E mais. Tu, ó SENHOR, me fizeste esta maravilhosa promessa, e as tuas promessas sempre se cumprem porque tu és Deus.

Professor enfatize aos pequenos que quando nosso coração é sincero em louvar a Deus e somos obedientes à Sua Palavra, ELE nos abençoa como fez com Davi, através de Sua presença em nossa vida, nosso coração se enche de alegria e somos muito, muito feliz mesmo.


Fonte: www.pequenoscidadaosdoceu.blogspot.com
 http://www.portalebd.org.br/classes/jardim-da-infancia/item/3699-jardim-da-infancia.html
Colaboração para Portal Escola Dominical - Profª Cristina Araújo

Nenhum comentário:

Postar um comentário