Seguidores

sábado, 1 de novembro de 2014

ESCOLA DOMINICAL - Esboço e Subsídio da Lição 4 - Revista da Central Gospel



AULA EM___DE______DE 2014 - LIÇÃO 4
(Revista: Central Gospel - nº 40)

Tema: UM SAMARITANO MOVIDO PELA MISERICÓRDIA
  
Texto Áureo: Mateus 12.7
 _________________________________________
 PALAVRA INTRODUTÓRIA
- Professor(a), nesta lição
"registrados nos três evangelhos", quando uma parábola ou um fato aparece nos três evangelhos, nos mostra o quanto ela marcou e como essa história deve ter sido repetida até ser registrada nos evangelhos, pois só foram escritos para mais de vinte anos depois da ascensão de Cristo ao céu.
"variações apresentadas", essas variações se devem pelo motivo de os evangelhos terem sido escritos por pessoas diferentes e para pessoas diferentes.
_______________________________________________
1. O MESTRE DE ISRAEL
- “Torah", é a Bíblia dos judeus composta do Pentateuco.
"percurso inverso de uma estrada", linguagem figurada para dizer que o Doutor da lei deveria estar apto para responder as perguntas e não para fazer mais perguntas. 

1.1. Os doutores da lei
“denominação honorífica”, honorífico é a característica do que promove honra.
“Talmude”, é a coleção das tradições de judaicas com base na lei.
“imbricada”, entrelaçada.

1.1.1. Mestre por excelência
- “admirados por seus discípulos”, Jesus pelo contrário, era admirado pela multidão, pois Ele falava a língua do povo. Os ensinos de Cristo falava diretamente ao coração das pessoas e por isso muitos dos mestres da lei o odiavam.

1.2. A proposta da parábola
“provavelmente, era judeu”, era um caminho comum para a população.
“passaram de largo”, passaram longe, provavelmente atravessaram a rua para o outro lado.
“samaritano”, natural de Samaria, antiga capital do Reino do Norte.
“foi o próximo daquele homem”, a ideia era saber qual deles cumpriu a lei.
_________________________________
2. UMA ESTRADA, QUATRO HISTÓRIAS
- “uma resposta adequada”, a resposta adequada seria a de ajudar, pelo menos socorrer o ferido e leva-lo às autoridades da cidade, os sacerdote e o levita tinham motivos morais para fazê-lo, mas quem ajudou foi aquele de quem não se esperava tal atitude.

2.1. Os religiosos
- “explicariam tal atitude”, mas como a lição mesmo fala, explica, mas não justifica. Muitas pessoas hoje tem diversas explicações, mas nenhuma delas justifica não fazermos o bem ao próximo.
“evidencia-se pelo perigo”, essa é a mais usada atualmente. Até mesmo os crentes alegam o medo da violência que há no nosso país como explicação para não estenderem a mão aos aflitos.
“ofício sacerdotal”, os dois que deixaram de ajudar eram religiosos, atarefados com os afazeres do templo. A religiosidade tem ocupado muitos crentes, tirando tempo até mesmo da família, quanto mais das vidas necessitadas.

2.1.1. O sacerdote
- “conservar aceso o fogo”, provavelmente essa tarefa dava trabalho a noite toda, pois o fogo deveria permanecer aceso continuamente sobre o altar.

2.1.2. O levita
- ...

2.2. O Samaritano
“capital do Reino do Norte, foi tomada”, nessa ocasião o povo foi levado cativo para a Assíria 2 Reis 17.6 e não há registro de seu retorno.
“promoveu uma miscigenação racial”, é a mistura com outros povos, o rei da Assíria colocou outro povo para habitar na terra de Samaria.
“passaram a discriminar”, a discriminação se deu pelo fato de os Samaritanos serem um povo misturado e por isso os judeus não os consideravam como descendência de Abraão.
“foram sentidas nos dias de Jesus”, nos dias de Jesus os judeus e os samaritanos não se davam, por conta dessa discriminação.
________________________________________
3. UMA RESPOSTA DESAFIADORAMENTE INESPERADA
- “prova contra Jesus”, ele queria uma prova dentro da lei de Moisés, para poder acusar o Mestre, eles esperavam que Jesus falasse algo contra os mandamentos da lei.
“observância do amor”, isso tem sido difícil até mesmo para os crentes atualmente. Muitos assumem a postura religiosa, afirmam amar a Deus e ao próximo, mas o negam na prática. Cada um dos doutores da lei que ouviram essa parábola deve ter se identificado dentro da história, porque cada um deles devia tomar a atitude do sacerdote constantemente.

3.1. Amarras religiosas
- “além das fronteiras bairristas”, literalmente é a fronteira entre bairros, mas aqui se refere à fronteira das diferenças étnicas, onde as pessoas ajudam e apoiam aqueles que são seus semelhantes culturais.
“alguém que nutrimos afeto”, geralmente os religiosos se esforçam em ajudar aqueles que são seus parentes, amigos, companheiros de igreja, mas não se esforçam pelo estranho.

3.2. Subvertendo a lógica humana
“a citação de um samaritano”, significa que pelo simples fato de citar um personagem como sendo um samaritano, já causaria rejeição pelos mestres da lei.
“cercas do nacionalismo judaico”, se refere ao fato de os judeus se fecharem em seus costumes e tradições e excluírem todos os demais.
______________________________________
CONCLUSÃO
“inevitabilidade do mal”, é um principio humano universal que afirma que todos estamos sujeitos aos perigos que a sociedade impõe.
“Religioso ou pagão?”, a adversidade une as pessoas, diante de um problema ninguém se apoia em suas convicções, mas cada um acolhe a ajuda que está disponível.   
- Professor(a), faça o seu resumo e repasse os principais pontos para a classe.
- Procure também apresentar a próxima lição para a turma.

Boa aula!


Marcos André – professor

Boa aula!http://marcosandreclubdateologia.blogspot.com.br/2014/10/escola-dominical-esboco-e-subsidio-da_27.html

Marcos André - Professor

Nenhum comentário:

Postar um comentário