Seguidores

sábado, 1 de novembro de 2014

ESCOLA DOMINICAL - Esboço e Subsídio da Lição 5 - Revista da Editora Betel




AULA EM 2 DE NOVEMBRO DE 2014 – LIÇÃO 5
(Revista: EDITORA BETEL)

MEFIBOSETE E O MILAGRE DA RESTITUIÇÃO DA HONRA
Texto Áureo: 2 Samuel 4.4
 _________________________________________
 INTRODUÇÃO
- Professor(a), nesta lição compare Mefibosete à alguém que precisa ser honrado e Davi ao Rei Jesus.
“viu em Davi a unção de rei”, Jônatas tinha visão espiritual, conseguiu observar quem estava com a unção de Deus, diferente de Saul que deu lugar ao ciúme e a inveja.
“porque via em seu amigo o homem escolhido”, Jônatas sabia que não era prudente lutar contra um ungido de Deus, mas acima de tudo ele deixou que a amizade entre eles falasse mais alto. Jônatas não tinha ganância pelo trono, por isso não deu lugar ao Diabo.
_______________________________________________
1.  MEFIBOSETE, O FILHO DE JÔNATAS
“Davi tornando-se rei cuidaria dele”, Jônatas era prudente e estava fazendo um investimento para  futuro, pois ele sabia que aquele que ajuda um ungido do Senhor seria abençoado por Ele.

1.1.  Um trágico acidente
- “exterminasse a todos os familiares do antecessor”, isso acontecia quando uma dinastia substituía outra, como foi o caso de Saul e Davi, que eram de famílias diferentes.
- “que não houvesse uma insurreição”, era uma rebelião por parte de algum familiar do rei destituído do poder ou morto.
“no afã de salvá-lo da morte”, nesse caso era salvar dos inimigos de Saul, os filisteus.

1.2. Mefibosete, o príncipe que vivia em Lo-Debar
- “totalmente esquecido por todos”, na verdade era conveniente que Mefibosete continuasse escondido, devido ao perigo de o rei querer tirar-lhe a vida.
“um lugar deserto e árido”, naquela região da Palestina o aspecto é de deserto com menos vegetação do que o sertão nordestino no Brasil.
“usurpou todos os bens que possuía (2Sm 9.2-3)”, a referência apresentada não expressa muito bem o caráter de Ziba, porém ao ler os versos seguintes entendemos que Davi restitui a terra que foi de Saul a Mefibosete, isso quer dizer que Ziba estava no comando das terras que tinham sido de Saul.

1.3. Toda promessa tem um tempo para se cumprir
- “e Davi se lembrou da aliança”, quando a situação se acalmou um pouco após o conturbado início de ascensão ao trono, Davi teve tempo para se lembrar da antiga aliança com seu amigo.
“alguém da casa de Saul”, apesar da aliança ter sido feita com Jônatas, Davi propõe abençoar alguém da casa de Saul. Assim o nosso Deus trabalha, quando temos uma aliança com Deus, Ele abençoa toda a nossa família.
“o mal intencionado Ziba”, lembro que é difícil perceber a má intenção de Ziba no texto.
“mostrou o defeito para impedir o rei de abençoá-lo”, o judeu sempre foi muito supersticioso quanto a maldição e a imundícia, jamais algum rei aceitaria a presença de um coxo a sua mesa.

2.   DO DESERTO À MESA DO REI
- “marcado com o selo real”, isso porque ele era da casa de Saul, terceiro da linhagem real, embora ele tenha sido impedido por Deus de assumir o trono, ele não deixava de ser príncipe.

 2.1. Quando a surpresa bate à porta
- “como o dia do juízo”, ele deve ter pensado que iria morrer devido ao fato de ter direitos ao trono e nenhum rei deixava vivo alguém de outra família que tivesse direitos ao trono.
“o tempo do Rei nos honrar”, esse Rei com “R” maiúsculo se refere ao Senhor Jesus obviamente.
“quando bate a nossa porta”, pode-se fazer alusão às palavras de Jesus em Apocalipse onde Ele diz: “Eis que estou a porta e bato...” Apocalipse 3.20    

2.2. Quando a visão do rei prevalece
- “visão que Jônatas tinha para o futuro”, naquela época os nomes eram escolhidos mediante uma característica da criança, algum fato da gravidez ou simplesmente pelo desejo dos pais no futuro dos filhos.
“Ele se via como um cão morto”, muitos que se encontram com Jesus o nosso Rei estão exatamente com essa visão de si mesmo.
“Davi o via como um príncipe”, Davi nessa história tipifica Jesus e é assim que Jesus nos vê.

2.3.  Os humilhados serão exaltados
“todos os anos em que viveu em Lo-Debar”, provavelmente Mefibosete tivesse a intenção de reaver suas terras e posses, mas temia requerer aos magistrados  do reino por ser da linhagem de Saul.
“Ziba é um tipo de Satanás”, quer dizer que ele tipifica Satanás, aquele que tenta desmoralizar os filhos da promessa, ele tenta fazer com que nos diminuamos e achemos que não somos nada para receber algo de Deus.
“nos verá sentados à mesa do rei”, aqui pode-se fazer alusão à promessa de que nos assentaremos a mesa de Cristo nas bodas do Cordeiro Apocalipse 19.7-9.  
______________________________________
3. JERUSALÉM O LUGAR DOS PRÍNCIPES DE DEUS
- ...

3.1. Quem Mefibosete tipifica em nossos dias?
- “os filhos que o rei está à procura pra honrar”, seriam aquelas pessoas que estão sendo oprimidas pelo Diabo.
“vivem à margem da sociedade”, dessa expressão surgiu o termo “marginal”, que se refere à bandido ou vagabundo, mas aqui está se referindo aos que sofrem com a discriminação, perseguição, rejeição, preconceito, bullying, tudo isso por ser de Cristo.
“tempo de revelação continua”, seria um tempo de maior intimidade com Deus.

3.2.  Na mesa do rei todos são iguais 
- “quebrava o protocolo”, significa violar algum código de ética ou etiqueta que regula as cerimônias.
“quando estão sentados todos são iguais”, quando estão de pé é notório o defeito de Mefibosete, mas ao se assentarem os defeitos dos pés de Mefibosete desaparece.

3.3. Ele começou em Lo-Debar, terminou em Jerusalém
“final que o Senhor deseja dar a todos”, todos que estão em aliança com Deus irão morar na nova Jerusalém. Essa terra representa Lo-Debar para nós e o inimigo quer que continuemos aqui para sempre.
“que somente o Rei conhece”, o Rei representa Jesus e Ele sabe quando será a nossa ida à nova Jerusalém para sermos honrados por Deus. Em Marcos 13.32 Jesus afirma que nem o Filho sabe a hora do arrebatamento, mas naquela ocasião Ele ainda não havia sido glorificado.

CONCLUSÃO
- “deserto do anonimato”, se refere ao momento em que a pessoa não é ainda abençoada por Deus. Nesse caso o nosso Lo-Debar é uma não é essa Terra, mas seria os momentos em que esperamos a nossa benção.
- Faça o resumo e apresente à classe.

Boa aula!

Marcos André – editor

Luiz Evaldo Barbosa - colaborador
http://marcosandreclubdateologia.blogspot.com.br/2014/10/escola-dominical-esboco-e-subsidio-da_29.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário