Seguidores

sexta-feira, 7 de novembro de 2014

4º Trim. 2014 - JUNIORES - Lição 6: Anjos X Demônios

4º Trim. 2014 - JUNIORES - Lição 6: Anjos X Demônios
PORTAL ESCOLA DOMINICAL
JUNIORES – CPAD
4º Trimestre de 2014
Tema: Em que acreditamos?
Comentaristas: Miriam Reiche e Luciana Alves de Souza



LIÇÃO 6 – ANJOS X DEMÔNIOS


Texto Bíblico: Ef 6.10-18

Ao Mestre
Prezado (a), apesar de ser um tema raro nas igrejas em nossos dias, e ao mesmo tempo tendo em vista a faixa etária, talvez possa até parecer impróprio. Porém, creio ser de suma importância os pequenos compreenderem tal assunto. A indústria cinematográfica hoje está com vários filmes que tratam do tema anjos e demônios de forma totalmente distorcida. Em alguns com demônios te “bonzinhos”.

Há dois filmes em especial gostaria de mencionar aqui, os quais em seu enredo traz Miguel e Gabriel lutando, em um filme Gabriel luta pela humanidade e Miguel quer destruí-la, em outro é Miguel quem defende a humanidade lutando com Gabriel que quer destruí-la. Isso sem mencionar que nos dois filmes, Gabriel é arcanjo, quando as Escrituras nos afirmam que é um anjo mensageiro.
Há apenas um arcanjo – Miguel.

Nesta lição o prezado encontrará subsídios para sua aula. Ore e apresente-se ao SENHOR como um instrumento. Ore pelos pequenos para que o SENHOR fale de maneira plena em seus coraçãozinhos.

Objetivo
Professor (a) ministre sua aula de forma a conduzir seu aluno a entender acerca da existência de anjos e demônios e as funções que eles exercem.


Exercitando a Memória
“Então, o que são os anjos? Todos eles são espíritos que servem a Deus, os quais ele envia para ajudar os que vão receber a salvação.”(Hb 1.14 – NTLH)

O serviço dos anjos ministradores tem como objetivo o beneficio dos herdeiros da salvação, os que servem fielmente a Deus.


Crescendo no conhecimento
ANJOS
O termo anjo da língua portuguesa tem origem na palavra latina angelu, que por sua vez se deriva do termo aggelov (aggelos) do grego. Em hebreu, a palavra traduzida como anjo émal'ak.

A palavra malak ocorre 214 vezes no Antigo Testamento, e a palavra aggelos ocorre 188 vezes no Novo Testamento, sendo que ambas tem o significado de mensageiro, representante, enviado ou embaixador.
Pela terminologia também podemos entender que os anjos têm gênero masculino, pois são assim invariavelmente referidos. Não cabe, portanto, a idéia de que anjos não teriam gênero definido. Se assim o fosse, seriam estes representados por palavras de gênero neutro nas línguas de origem, ou em ocasiões seriam representados utilizando-se palavras de gênero masculino e em outras de gênero feminino; fatos estes que nunca ocorrem.

Criação dos anjos
Os anjos são criaturas, ou seja, foram criados por Deus, não existem desde a eternidade como o próprio Deus:
"Só tu és SENHOR; tu fizeste o céu, o céu dos céus, e todo o seu exército, a terra e tudo quanto nela há, os mares e tudo quanto neles há, e tu os guardas com vida a todos; e o exército dos céus te adora".(Ne 9.6)

Eles foram criados em um estado de santidade, mas alguns optaram por não se manter neste estado, conforme nos relata Judas:
"E aos anjos que não guardaram o seu principado, mas deixaram a sua própria habitação, reservou na escuridão e em prisões eternas até ao juízo daquele grande dia;"(Jd 6)

O número de anjos
Os anjos, ao contrário do homem, não têm capacidade reprodutiva:
"Porque na ressurreição nem casam nem são dados em casamento; mas serão como os anjos de Deus no céu".(Mt 22.30)

Sendo assim seu número não se altera, pois, tal qual o homem, eles têm existência eterna, seja para o bem ou para o mal. Contudo, não é possível determinar quantos anjos foram criados. A Palavra de Deus sempre se refere a eles através de números metafóricos, indicando grande quantidade, mas em nenhuma parte há um número exato:
"Um rio de fogo manava e saía de diante dele; milhares de milhares o serviam, e milhões de milhões assistiam diante dele; assentou-se o juízo, e abriram-se os livros".(Dn 7.10)


Funções dos anjos
Conforme o Antigo Testamento
As passagens selecionadas e apresentadas a seguir nos mostram as principais funções dos anjos conforme relatadas pelo Antigo Testamento. Temos nestas passagens anjos louvando ao SENHOR, enviando mensagens Suas, obedecendo à vontade de Deus, e também sendo referidos como um exército celestial (como guerreiros):
"Jacó também seguiu o seu caminho, e encontraram-no os anjos de Deus. (2) E Jacó disse, quando os viu: Este é o exército de Deus. E chamou aquele lugar Maanaim".(Gn 32.1-2)

Conforme o Novo Testamento
No Novo Testamento além das funções mostradas pelo Antigo Testamento, que em grande parte são novamente referenciadas pelo Novo Testamento, os anjos são também apresentados como ministros de Deus aos herdeiros da salvação em Cristo:
"O inimigo, que o semeou, é o diabo; e a ceifa é o fim do mundo; e os ceifeiros são os anjos. Assim como o joio é colhido e queimado no fogo, assim será na consumação deste mundo. Mandará o Filho do homem os seus anjos, e eles colherão do seu reino tudo o que causa escândalo, e os que cometem iniqüidade. E lançá-los-ão na fornalha de fogo; ali haverá pranto e ranger de dentes".(Mt 13.39-42)

"E eu, João, sou aquele que vi e ouvi estas coisas. E, havendo-as ouvido e visto, prostrei-me aos pés do anjo que, mas mostrava para o adorar. E disse-me: Olha, não faças tal; porque eu sou conservo teu e de teus irmãos, os profetas, e dos que guardam as palavras deste livro. Adora a Deus".(Ap 22.8-9)

A natureza dos anjos
Os anjos são seres espirituais, mas podem ostentar forma corpórea que pode tocar e ser tocada, bem como comer alimentos sólidos:
" E vieram os dois anjos a Sodoma à tarde, e estava Ló assentado à porta de Sodoma; e vendo-os Ló, levantou-se ao seu encontro e inclinou-se com o rosto à terra...E porfiou com eles muito, e vieram com ele, e entraram em sua casa; e fez-lhes banquete, e cozeu bolos sem levedura, e comeram...  Aqueles homens porém estenderam as suas mãos e fizeram entrar a Ló consigo na casa, e fecharam a porta;"(Gn 19.1,3,10)

Como já mencionado, os anjos são seres imortais, tendo existência eterna:
"Mas os que forem havidos por dignos de alcançar o mundo vindouro, e a ressurreição dentre os mortos, nem hão de casar, nem ser dados em casamento;  Porque já não podem mais morrer; pois são iguais aos anjos, e são filhos de Deus, sendo filhos da ressurreição".(Lc 20.35-36)

São também seres extremamente poderosos, sendo dotados de poderes sobre-humanos, pois foram, por Deus, criados superiores aos homens:
"Enquanto os anjos, sendo maiores em força e poder, não pronunciam contra eles juízo blasfemo diante do Senhor".(2 Pe 2.11)

São Seres Pessoaispois possuem:
  • Inteligência – Dn.10:14
  • Emoções – Jó 38:7
  • Vontade – Is.14:13,14
  • Não são Oniscientes – Mt.24:36
  • Não são Onipresentes – Dn.9:21-23
  • Não são Onipotentes – Dn.10:13



Classificações específicas dos anjos
Arcanjo
O único arcanjo referenciado pela Bíblia é Miguel, cujo nome significa "Aquele que é semelhante a Deus":
"Mas o arcanjo Miguel, quando contendia com o diabo, e disputava a respeito do corpo de Moisés, não ousou pronunciar juízo de maldição contra ele; mas disse: O Senhor te repreenda."(Judas 9)

Serafins
A palavra hebraica para Serafim é "saraph", que significa serpente que queima ou serpente ardente. Esta palavra se origina em outra palavra hebraica que significa queimar ou arder. A única ocasião em que esta palavra descreve esta classe particular de anjos ocorre no capítulo 6 de Isaías, onde são descritos como seres com aparência humana (rostos, pés e mãos) e com seis asas, sendo duas utilizadas para cobrir o rosto, e duas para cobrir os pés, e com duas voavam.

Querubins
Querubim vem da palavra hebraica "kerub". No grego temos uma única referência à palavra Xeroubin (cheroubim) que é o plural do hebraico "kerub" .
No Antigo Testamento temos 66 versos que trazem a palavra "kerub". Sua primeira ocorrência descreve os seres que foram postos por Deus, como guardas, ao oriente do Jardim do Éden, quando, por causa do pecado, expulsou de lá o homem. Em outras são referências às figuras postas sobre propiciatório (tampa que protegia o conteúdo da arca da Aliança), uma em cada extremidade, provendo proteção aos objetos contidos na arca (Êx 25.18-22)

O Anjo Gabriel
A palavra Gabriel vem do hebraico "Gabriy'el", que quer dizer "guerreiro de Deus" ou "homem de Deus", provindo da junção de "geber", "homem forte" ou "guerreiro" e 'el. Este anjo é o anunciador das grandes mensagens de Deus para a humanidade, tendo aparecido a Daniel e depois no Novo Testamento durante a anunciação do nascimento de João o Batista e de Jesus Cristo. Gabriel é anjo que assiste diante de Deus, sendo ele o portador das grandes mensagens de Deus para os homens.

Resumindo, podemos dizer que os anjos:
  • Foram criados por Deus
  • Adoram a Deus e a Cristo
  • São espíritos ministradores
  • Obedecem a Deus e a Cristo
  • Executam as ordens de Deus e de Cristo
  • Executam juízos divinos sobre os homens
  • Celebram a deus com louvores


DEMÔNIOS
Demônios são anjos que se rebelaram contra Deus e perderam sua posição e beleza. É aqui que podemos ver a perfeição de toda a criação, os Teólogos Latinos são autores de uma frase que diz: "Posse pecare et posse non pecare". Isso traduz a capacidade de pecar e a de não pecar. É a posição de poder fazer qualquer uma das duas coisas sem ser constrangido a fazer uma ou outra coisa. Em outras palavras, havia liberdade de escolha.
Deus não coagiu nenhuma de suas criaturas, nem mesmo os anjos. Se indagarmos que motivo pode Ter estado por trás dessa rebelião, podemos obter algumas respostas nas Sagradas Escrituras.

Tudo começou quando um querubim se rebelou contra Deus e se transformou em Satanás

Veja os passos que levaram à queda.
  1. SUBIREI AO CÉU – vs.13 – Satanás queria a posição ao lado de Deus no céu, lugar este reservado a Cristo - Ef.1.20.
  2. EXALTAREI MEU TRONO – vs.13 – Satanás queria seu trono sobre todo principado, potestade e domínio, lugar este prometido a Cristo – Ef.1.21.
  3. ME ASSENTAREI NO MONTE DA CONGREGAÇÃO - vs.13 – Satanás queria reinar sobre o povo de Deus, privilégio este dado ao Messias prometido - Is.9.6-7.
  4. SUBIREI ACIMA DAS MAIS ALTAS NUVENS – vs.14 – Satanás queria a Glória que só Deus tem, e esta pertence a Cristo – Jo.17.5.
  5. SEREI SEMELHANTE AO ALTÍSSIMO – vs.14 – Satanás queria o poder e a autoridade do Altíssimo, e esta pertence somente a Cristo – Jo 8.58.

Com sua rebelião Lúcifer (Satanás) conseguiu convencer muitos anjos a rebelarem-se também e houve uma grande batalha no céu. Miguel e os anjos bons batalharam contra Satanás e os anjos rebelados. Miguel e os anjos bons venceram e Satanás e os anjos maus (demônios) foram expulsos de lá, e hoje vivem no ar (Ef 6.12)

O resultado se sua Queda
  1. Perderam sua santidade original e se tornaram corruptos em natureza e conduta ( Mt.10.1; Ef.6.11,12; Ap.12.9 ).
  2. Alguns deles foram lançados no "inferno-Tártaro", e acorrentados até o dia do julgamento (2 Pe.2.4).
  3. Alguns estão em liberdade e trabalham em definida oposição à obra dos anjos bons (Ap.12:7-9; Dn.10.12,13,20,21; Jd 9).
  4. Um dia, após seu julgamento serão lançados no "Lago de Fogo" ( 2 Co.6.3; Mt.25.41; 2 Pe.2.4; Jd 6).

O Destino os Anjos.
Anjos Bons – Continuarão servindo a Deus por toda a Eternidade ( Ap.21.1, 2, 12 ).

Anjos Maus – Temos informação definitiva de que terão sua parte no Lago de Fogo (Mt.25.41 ). Quando Cristo voltar, os crentes terão parte no julgamento, ou condenação dos anjos maus ( I Co.6:3 ).

O destino de Satanás – Será lançado no abismo (Ap .20.1-3), onde ficará confinado e acorrentado por 1.000 anos. Então será solto por "pouco tempo", durante o qual tentará frustrar os propósitos de Deus aqui na terra (Ap 20.7-8 ). E daí, por fim, ele e seus anjos serão lançados no Lago de Fogo ( Mt.5.41; Ap.20.10 e 14), seu destino final, onde serão atormentados para todo o sempre.


Aplicação da Lição
Enfatize aos pequenos que em nossa vida cotidiana, os anjos são exemplos de louvor, e nossos  ajudadores enviados por Deus. É reconfortante saber que há anjos do SENHOR trabalhando para nos proteger dos perigos espirituais que rondam nossas vidas, e os termos como exemplo de quão maravilhosa será nossa vida louvando a Deus por toda a eternidade.


Fontes Consultadas:
·         Bíblia de Estudo de Aplicação Pessoal – Editora CPAD – edição 2003
·         Bíblia de Estudo Plenitude – SBB/1995 – Barueri/SP
·         Bíblia de Estudo Pentecostal – Editora CPAD – Edição 2002.
·         Bíblia Shedd – Editora Mundo Cristão – 2ª Edição
·         365 Lições de vida extraídas de Personagens da Bíblia - Rio de Janeiro Editora CPAD
·         Richards – Lawrence O. – Guia do leitor da Bíblia – Editora CPAD – 8ª Edição/2009
·         Angelologia – Ministério Ide – Volume I


Colaboração para Portal Escola Dominical – Profª. Jaciara da Silva
http://www.portalebd.org.br/classes/jardim-da-infancia/item/3610-juniores.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário