Seguidores

quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

1º Trtim. 2015 - JARDIM DA INFANCIA - Lição 4: O nascimento do meu amigo

1º Trtim. 2015 - JARDIM DA INFANCIA - Lição 4: O nascimento do meu amigo
PORTAL ESCOLA DOMINICAL
JARDIM DE INFANCIA – CPAD
1º Trimestre de 2015
Tema: A vida de Jesus
Comentaristas: Daniele Pereira


LIÇÃO 4 – O NASCIMENTO DO MEU AMIGO

Ao Mestre
Prezado (a), que grande é o privilégio que temos em ser chamados para colaborar em um trabalho tão importante como esse. Sejamos gratos a Deus pela oportunidade que temos de dar nossa contribuição para o desenvolvimento de nossos pequenos.
Para melhor desempenho, é imprescindível, que conheçamos os pequenos, em suas capacidade e limitações, por essa razão estarei colocando aqui algumas características dessa faixa etária.

Berçário e Jardim da infância (de 1- 5 anos)
a. Características físicas:
Como eles são:
- crescimento rápido.
- músculos principais ainda em desenvolvimento.
- muitos ativos.
- cansam-se facilmente (o professor tem de ter jogo de cintura para alternar métodos)
- olhos e ouvidos cansam-se com facilidade.
- mais propensos a doenças.

O professor deve: providenciar material adequado, manter as ilustrações em tamanho grande, elaborar bastantes atividades ( com períodos quietos entre uma e outra), o ambiente deve ser bem iluminado e limpo, falar de forma clara.


b. Características mentais:
Como eles são:                                                                 
- indagadores.
período de atenção limitado ( de 3 a 5 minutos – dependendo do temperamento).
- imaginação fértil.
- não têm idéia de tempo ou distancia.
- fazem o que vêem os outros fazerem.

O professor deve: responder todas as perguntas de maneira simples e verdadeira, usar recursos visuais simples, usara palavras que significa exatamente o que eles dizem (não usar simbolismos), use os termos “há muito tempo”/ “muito longe” etc., e ser um bom exemplo.

c. Características sociais
Como eles são
- gostam de estar com os outros. São capazes de brincar até com aqueles que não conhecem.
- são individualistas: dizem “não” com freqüência.
- estão aprendendo a se adaptar aos outros.
- concordam com o grupo.
- desejam a provação do grupo (tudo o que faz mostra para todos os outros).
- gostam de palavras e piadas tolas.

O professor deve: promover oportunidades sociais e atividades em grupo, encorajá-los a liderar,dar oportunidade de dar e receber, elogiá-los por fazerem  o que está certo, corrigi-los nas erradas.

d. Características Emocionais e Espirituais
Como eles são:
suas emoções são intensas.
- são medrosos.
- são capazes de controlar o choro.
- mostram inveja.
- explodem com facilidade.
- acreditam no que lhes diz.
- pensam em Deus de modo pessoal.
- prontos a aprender espiritualmente.

O professor deve: controlar suas emoções, evitar usar o medo para repreendê-los, não mostrar favoritismo, levá-los a ter um contato pessoal com Deus, ensinar a orar, ser verdadeiro com eles,acentuar o amor de Deus e seu cuidado com eles, observar os que estão prontos para entender o Evangelho.

Que o Senhor Deus derrame sobre sua vida a unção do Espírito Santo, para que cada pequeno seja alcançado, salvo e se torne servos valorosos para o nosso Mestre.


Texto Bíblico: Lucas 2.1-7

Objetivo
Ministre sua aula de forma a conduzir os pequenos a aprender como se deu o nascimento de Jesus, nosso Salvador e a reconhecer que Deus cumpriu sua promessa


Versículo do dia
“... Deus nos mandou um menino que será o nosso rei.”(Is. 9.6 – NTLH)

Deus havia prometido enviar uma luz que brilhará sobre todos os estivessem vivendo sob a sombra da morte. Essa promessa cumpriu-se com o nascimento de Jesus Cristo e o restabelecimento do seu Reino Eterno. Ele veio para libertar todos da escravidão do pecado.


História Bíblica
Crianças, em toda a Bíblia, lemos os profetas de Deus, falando a respeito do nascimento dessa criancinha tão esperada, Aquele que seria chamado de filho de Deus:
- Falaram que Ele nasceria de uma virgem;
- Falaram que Ele seria descendente de Davi e que nasceria em Belém, cidade do rei Davi.
- falaram que seria chamado de filho de Deus e que salvaria a humanidade de seus pecados

E naqueles dias, o povo de Israel estava sendo governado pelos romanos, então o imperador Cesar Augusto decidiu contar quantas pessoas havia em Israel, para isso deu uma ordem que todos deviam ir para a cidade onde nascera para lá ser contado. E assim José e Maria, que moravam em Nazaré, começaram a arrumar as coisas para viajarem para Belém, cidade onde José havia nascido. Assim que tudo estava pronto, iniciaram a viagem.

José e Maria viajaram, um, dois, três, quatro dias. Naquele tempo não tinha carro, nem ônibus, então tudo o que tinham era um jumentinho, para que quando Maria de cansasse, viajasse sobre ele. Após muito cansaço, finalmente chegaram em Belém.

Mas a cidade estava cheia de gente. Eram muitas pessoas que tinham vindo escrever seu nome para o censo (explicar que censo é o conjunto de dados a respeito da população de um lugar (p.ex., número de habitantes, atividades econômicas, composição familiar, etc.).
Jose procurou por muito tempo, de um lado para outro da cidade um lugar para eles ficarem, mas todas as casas e hospedarias estavam ocupadas. José ficou muito preocupado, pois Maria estava já para ganhar o nenezinho tão esperado por toda humanidade.

Após muito andar, ofereceram a José a estrebaria (local onde se abrigam animais; estábulo). Ali não havia nem uma cama, mas havia muito capim macio. Jose então ajeitou um bom lugar e eles foram descansar.

Naquela noite nasceu a criancinha que deus havia prometido. José rapidamente teve uma idéia, fez da manjedoura (tabuleiro, ou, um tipo de bacia de madeira em que se deposita comida para vacas, cavalos etc. em estábulos) um berço, forrou a manjedoura com capim, Maria estendeu um cobertor e ali deitou o seu nenezinho, o Salvador prometido. Maria e Jose agradeceram a Deus por sua bondade para com todas as pessoas.

Naquele momento, uns pastores estavam no campo apascentando suas ovelhas (na época de verão, os pastores apascentavam o rebanho a noite devido às altas temperaturas durante o dia na Palestina), de repente uma luz bem forte brilhou no céu, e um anjo apareceu e lhes falou:
“Não tenham medo! Estou aqui a fim de trazer uma boa notícia para vocês, e ela será motivo de grande alegria também para todo o povo! Hoje mesmo, na cidade de Davi, nasceu o Salvador de vocês - o Messias, o Senhor! Esta será a prova: vocês encontrarão uma criancinha enrolada em panos e deitada numa manjedoura.”(Lc 2.10-12 – NTHL).

Os pastores estavam espantados, e naquele instante o céu ficou cheio de anjos, que alegres cantaram: Gloria a Deus nas alturas!!! Paz na terra! Boa vontade para com os homens!
Assim que os anjos voltaram para o céu, os pastores, correram até a cidade, e encontraram o nenezinho envolto em pano e deitado na manjedoura como o anjo havia dito. Eles então se ajoelharam e adoraram a criancinha, e agradeceram a Deus pelo nascimento do Salvador.
E voltaram para o campo louvando a Deus, que cumpriu Suas promessas.


Aplicação da lição
Enfatize aos pequenos que Deus sempre cumpre o que diz. Ele é fiel conosco, está sempre atento as nossas dificuldades, sempre pronto para nos ajudar. Ele enviou Jesus, seu único e amado filho, para que través deve pudéssemos ser ajudados contra o mal.

Fontes consultadas:
·         Bíblia Almeida Revista e Corrigida - SBB
·         Bíblia NTLH – SBB
·         Bíblia Shedd – Editora Mundo Cristão – 2ª Edição
·         Bíblia Ilustrada Infantil – Editora Geográfica – Redatora Elvira Moraes Lustosa – São Paulo /SP, 2000

Colaboração para Portal Escola Dominical: Profª. Ja
http://www.portalebd.org.br/classes/jardim-da-infancia/item/3806-jardim-da-infa

Nenhum comentário:

Postar um comentário