Seguidores

sábado, 19 de julho de 2014

PÓTESES AO REPUDIO A REFLEXÃO TEOLÓGICA NAS IGREJAS BRASILEIRAS.

                                                                                       
O estudo da Teologia no Brasil ainda é muito criticado e provoca diversas reações nos evangélicos, de várias confessionalidades, porém é preciso tentar entender o porquê desta recusa no tema. Neste pequeno ensaio teológico estaremos tentando de forma singela responder a esta provocação.


Poderíamos citar diversas hipóteses para resolvermos ou tentarmos solucionarmos esta temática, porém vou citar apenas três, que são elas: 1 Externamente, o cenário acadêmico racional-cientifico-prático, há décadas tem se mostrado hostil a demonstração de fé e a Teologia, 2 A Igreja esta apoiada em uma sociedade que se apoia na ignorância e o 3 ponto esta relacionado ao pragmatismo hiperbólico da razão.

1 - Externamente, o cenário acadêmico racional-cientifico-prático, há décadas tem se mostrado hostil a demonstração de fé e a Teologia.

 Temos percebido que essa tendência ao emprego sistemático da Razão teve maior crescimento após a Reforma Protestante que teve inicio a partir do século XVI.
Com o fim da Idade das Trevas quando o pensamento que prevalecia era o Deus como centro e a razão era posta de lado, porém com a Idade Média mais precisamente com o período do Iluminismo, a razão é o centro da discussão religiosa o pragmatismo começa ganhar terreno, tirando os rudimentos da fé o papel de protagonista.
Os racionalistas, fazendo apologia ao livre exame da realidade preconizaram de forma global a liberdade do conhecimento controlado pela tradição cristã. Carlos Martins citando Francis Baco no seu livro "O que é Sociologia" disse que a Teologia deixaria de ser o único e exclusivo meio de orientação do pensamento religioso. Doravante, acredito que o Renascimento juntamente com o Iluminismo contribuiu de forma direta para materializar o pensamento de Francis Bacon.

Ao Analisar o Livro "Manual de iniciação à Teologia" de José Roberto Chagas, fica bem claro que o Positivismo contribui de forma direta para que a teologia fosse mantida por muito tempo numa posição marginal, este impacto pode ser observado nas Igrejas Brasileiras sejam elas protestantes ou Católicas, a Teologia sempre foi vista como algo a ser evitado.

2 - A Igreja esta apoiada em uma sociedade que se apoia na ignorância.

Um dos motivos da teologia ser evitada na maioria das Igrejas Brasileiras esta ligada ao fato de que, uma grande massa de cristãos apoiarem suas experiências religiosas apoiado na ignorância. Este posicionamento pode ser verificado no livro do escritor Americano Jhon Stott, Crer é também Pensar, onde o autor coloca de forma eficiente acerca desta dualidade existente nesta discussão entre fé e razão.
Luiz Sayão no seu livro "Cabeças Feitas" explica que apesar de estar equipado com as últimas novidades da ciência, o ser humano hodierno, quando se volta para a interpretação da vida, da ética, de suas expressões religiosas, a tendência generalizada é a de rejeitar o uso da razão. Desta forma o pragmatismo cai por terra diante dos medos contemporâneos do ser humano.

3 - O relacionado ao pragmatismo hiperbólico da razão.

Outro fator que tem contribuído para manter a teologia ínfera em nossas Igrejas é o predomínio do pragmatismo exasperado sobre a razão no meio religioso. O Dr. Alberto Roldán em seu livro "Pós-modernidade e pluralismo: desafios para a igreja hoje" justificou que é conveniente notar que nestes tempos, o religioso se expressa com uma forte ascendência da experiência sobre a razão e sobre a explicação da fé.
Portanto fica este exíguo ensaio teológico, é certo que poderíamos dialogar com mais temas hodiernos e com autores influentes que tem contribuído de forma maravilhosa para o desenvolvimento acadêmico desta temática.
  

Por: Fábbio Xavier Dumont

Teólogo e Graduando em História

Um comentário:

  1. Meu Amigo, muito obrigado por postar o meu texto em seu blog. fico feliz em contribui com este blog. Abraços

    ResponderExcluir