PORTAL ESCOLA DOMINICAL
JUNIORES – CPAD
4º Trimestre de 2014
Tema: Em que acreditamos?
Comentaristas: Miriam Reiche e Luciana Alves de Souza
4º Trimestre de 2014
Tema: Em que acreditamos?
Comentaristas: Miriam Reiche e Luciana Alves de Souza
LIÇÃO 4 – A SALVAÇÃO É PELA GRAÇA
Ao Mestre
Prezado (a) em continuidade do assunto da ultima aula. Hoje trataremos do plano da salvação, e da maravilhosa graça de Deus a toda a humanidade.
Ore pelos seus alunos. Ore pedindo à Deus que vos conceda sabedoria e unção para conduzi-los a Cristo.
Deus abençoe seu ministério.
Texto Bíblico: Ef 2.4,5,7-9
Objetivo
Professor (a) ministre sua aula de forma a conduzir seu aluno a compreender que a salvação não vem através de algo que possamos fazer, mas através da graça e da fé no sacrifício vicário de Jesus Cristo.
Exercitando a Memória
“Pois pela graça de Deus vocês são salvos por meio da fé. Isso não vem de vocês, mas é um presente dado por Deus.”(Ef 2.8 – NTLH)
Se o homem pudesse fazer alguma coisa para a sua própria salvação, não havia necessidade de Cristo, o Filho de Deus, ter vindo ao mundo para nos dar da sua própria vida.
Crescendo no conhecimento
Prezado (a) lembre aos pequenos acerca da aula passada, o pecado de Adão e Eva e suas conseqüências.
Ficando afastados de Deus. O castigo de sua ação era a morte. Mas Deus em sua onisciência, já havia preparado um plano de resgate para novamente trazer a humanidade a Ele.
Este plano tem uma providencia de Deus, chamada Graça, que significa “favor imerecido”.
A graça é uma característica do próprio Deus. Significa que em Seu amor Ele demonstrou um favor imerecido para com os pecadores. Portanto, está disponível a nós, “porque todos pecaram” (Rm 3.23). Ela não se restringe a declarar o culpado livre; a graça de Deus dá e enriquece.
A graça é o agir de Deus, do Deus Santo, do Deus justo e do Deus misericordioso em favor das pessoas, em favor de nós mesmos. A graça, se é que podemos simplificar o que ela é, é o primeiro passo decidido e executado por Deus em nossa direção.
É uma decisão que parte do coração Dele, de Deus, mesmo sendo Ele Santo e Justo, de vir em socorro e auxílio de sua criação contaminada e corrompida pelo peso do pecado. E nós todos fazemos parte desta criação.
É uma decisão que parte do coração Dele, de Deus, mesmo sendo Ele Santo e Justo, de vir em socorro e auxílio de sua criação contaminada e corrompida pelo peso do pecado. E nós todos fazemos parte desta criação.
Qual é o custo da graça? Para Deus isso teve um preço incalculável.
Deus “nem mesmo a seu próprio Filho poupou, antes o entregou por todos nós” (Rm 8.32), para expiar nossos pecados. No entanto, para nós ela não tem custo algum. Não podemos fazer nada para merecer ou conquistar o favor divino. Temos de aceitá-la pela fé simplesmente como um presente.
Pois Jesus pagou o preço pelos nossos pecados, morrendo em nosso ligar na cruz do Calvário, para que através de Sua justiça (pois Ele nunca pecou), fossemos perdoados e através Dele.
Porque Jesus Cristo fez isto por nós, deliberadamente, espontaneamente. Porque é isto que é a graça que nos salva. Porque foi Ele que espontaneamente decidiu vir ao nosso auxílio e socorro e nos libertar desta morte em que vivíamos. Ele sabia que nem eu nem nenhum de nós tínhamos a capacidade ou condições de salvarmos a nós mesmos.
Assim Jesus morreu para nos salvar da maldição do pecado e nos conduzir de volta ao Pai.
Aplicação da Lição
Enfatize aos pequenos o apostolo Paulo afirma que a salvação é dom de Deus, mão humana não é capaz de operar isto em nossas vidas. Que este agir ao nosso favor é sobrenatural da parte de Deus.
Esta capacidade de agir ao nosso favor fazendo um homem ou uma mulher adultos tornarem-se nova criatura, somente Deus tem!
Esta força maravilhosa capaz de fazer do pecador um filho do altíssimo, só Deus tem.
Esta força maravilhosa capaz de fazer do pecador um filho do altíssimo, só Deus tem.
Como está escrito de que é “Deus é que realiza em nós tanto o querer como o realizar”.
Tudo o que precisamos fazer é crer, e aceitar a Jesus como Senhor e Salvador de nossas vidas.
Fontes Consultadas:
· Bíblia de Estudo de Aplicação Pessoal – Editora CPAD – edição 2003
· Bíblia de Estudo Plenitude – SBB/1995 – Barueri/SP
· Bíblia de Estudo Pentecostal – Editora CPAD – Edição 2002.
· Bíblia Shedd – Editora Mundo Cristão – 2ª Edição
· 365 Lições de vida extraídas de Personagens da Bíblia - Rio de Janeiro Editora CPAD
· Richards – Lawrence O. – Guia do leitor da Bíblia – Editora CPAD – 8[ Edição/2009
Colaboração para Portal Escola Dominical – Profª. Jaciara da Silva
http://www.portalebd.org.br/classes/juniores/item/3573-juniores.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário