Seguidores

sábado, 13 de setembro de 2014

3º Trim. 2014 - PRIMÁRIOS - Lição 11: Ajudando os irmãos na Igreja

3º Trim. 2014 - PRIMÁRIOS - Lição 11: Ajudando os irmãos na Igreja
PORTAL ESCOLA DOMINICAL
PRIMÁRIOS – CPAD
3º Trimestre de 2014
Tema: A igreja é a casa de Deus
Comentaristas: Midian Pessoa e Laudicéia Barboza


LIÇÃO 11 – AJUDANDO OS IRMÃOS NA IGREJA


Texto Bíblico: Atos 4.32-37


ObjetivoProfessor (a) ministre sua aula de forma a conduzir os pequenos a conscientiza-ser de que como servos e representantes de Jesus na terra temos o dever de auxiliar a todos os que vemos precisar de ajuda.

Frase do dia...
DEVEMOS AJUDAR AS PESSOAS


Memória em ação
“Portanto, sempre que pudermos, devemos fazer o bem a todos, especialmente aos que fazem parte da nossa família na fé.”(Gl 6.10 – NTLH).

Na verdade podemos traduzir “sempre que pudermos” por “enquanto temos tempo”. O cristão deve expressar o amor em todas as nossas ações. No que diz respeito à auxilio ao  próximo: é ensinado que primeiro devemos  exercer aos que fazem parte de nossa igreja, mas sem esquecer que, esse amor se constitui emp0ara todas as pessoas, portanto devemos fazer o bem a todos, ate mesmo aos nossos inimigos (Rm 12.20)


Explorando a Bíblia
No principio da Igreja todos os que creram pensavam e sentiam do mesmo modo. Ninguém dizia que as coisas que possuía eram somente suas, mas todos repartiam uns com os outros tudo o que tinham, demonstrando amor uns para com os outros.

Com grande autoridade os apóstolos davam testemunho da ressurreição do Senhor Jesus, e Deus derramava muitas bênçãos sobre todos. Não havia entre eles nenhum necessitado, pois todos os que tinham terras ou casas as vendiam, traziam o dinheiro e o entregavam aos apóstolos. E cada pessoa recebia uma parte, de acordo com a sua necessidade.

Foi assim que José vendeu um terreno dele e entregou o dinheiro aos apóstolos. José era levita e havia nascido na ilha de Chipre. Os apóstolos o chamavam de Barnabé, que quer dizer “Aquele que dá ânimo”. E tudo era repartido.

Havia também em uma cidade chamada Jope,  uma seguidora de Jesus chamada Tabita. (Este nome em grego é Dorcas.) Ela usava todo o seu tempo fazendo o bem e ajudando os pobres.
E certo dia, Dorcas ficou doente e morreu. Lavaram o corpo dela e depois o puseram num quarto do andar de cima.

Os crentes daquela cidade, sabendo que Pedro estava em Jope, enviaram dois homens para levar-lhe o seguinte recado:
— Por favor, venha depressa até Jope!

Então Pedro se aprontou e foi com eles. Quando chegou lá, eles o levaram para o quarto de cima. Todas as viúvas ficaram em volta dele, chorando emostrando os vestidos e as outras roupas que Dorcas havia feito quando ainda vivia.

Então Pedro mandou que todos saíssem do quarto e em seguida se ajoelhou e orou. Depois virou-se para o corpo de Dorcas e disse:
—Tabita, levante-se! Ela abriu os olhos e, quando viu Pedro, sentou-se.

Pedro pegou-a pela mão e ajudou-a a ficar de pé. Em seguida chamou toda a gente da igreja, inclusive as viúvas, e a entregou a eles viva. As notícias a respeito disso se espalharam por toda a cidade de Jope, e muitos creram no Senhor.

Vemos que Deus honrou sua serva que tanto bem fazia as pessoas, seu testemunho trouxe muitas outras pessoas para a Igreja.



Fontes Consultadas:
·         Bíblia NTLH – SBB
·         Curso para Professor de EBD - Faculdade de Teologia e Ciências Humanas IBETEL – Pr. Vicente de Paula Leite
·         53 Histórias de Jesus – Geográfica Editora
·         Bíblia Ilustrada Infantil – Editora Geográfica – Edição 2000.


Colaboração para Portal Escola Dominical – Profª. Jaciara da Silva
http://www.portalebd.org.br/classes/primarios/item/3468-primarios.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário